Neste curso, os alunos explorarão como as tecnologias digitais transformam a educação, desde a integração no currículo escolar até a formação docente e a aprendizagem mediada por tecnologia. Os tópicos incluem:
- Tecnologias Digitais – Educação e Currículo Escolar: Estudo sobre a integração das tecnologias digitais no currículo escolar e seu impacto na educação.
- Formação Docente e Novas Tecnologias: Abordagem sobre a importância da formação contínua dos professores para o uso eficaz das novas tecnologias no ensino.
- Redes Interativas e Aprendizagem: Exploração das redes interativas como ferramentas para a aprendizagem, com foco no computador e na mediação tecnológica.
- O Computador como Ferramenta Interativa
- A Aprendizagem Mediada pela Tecnologia
- As Tecnologias Educacionais e Seus Reflexos na Aprendizagem dos Alunos: Análise dos diferentes recursos tecnológicos e seus efeitos na aprendizagem dos alunos.
- A Calculadora na Sala de Aula
- O Uso da Internet: Aprender a Publicar
- Aprender a Comunicar-se Digitalmente
- Leitura e Escrita no Contexto Digital
- Síncrona e Assíncrona
- O Uso do Celular em Sala de Aula
- O Professor Monitor na Sala de Informática: Atribuições e Possibilidades: Discussão sobre o papel do monitor de informática na educação e suas funções na sala de aula.
- O Monitor na Sala de Informática
- Blogs na Sala de Aula/Informática
- Jogos e Aprendizagem Criativa: Investigação sobre como os jogos e atividades criativas podem ser utilizados como ferramentas educacionais.
- Criação de Desenhos no Computador
- Telejornal Digital: O Aluno como Produtor de Informação
- Cenários e Modalidade EAD – Educação à Distância: Estudo das expectativas, justificativas e benefícios da educação à distância.
- Expectativas e Justificativas da EAD
- Um Balanço Positivo da EAD
Os alunos sairão capacitados para utilizar e integrar tecnologias digitais de forma eficaz em suas práticas pedagógicas, promovendo um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico, adequado ao contexto da educação à distância e presencial.