Neste curso, os alunos explorarão os principais aspectos da aprendizagem na alfabetização, desde as teorias históricas até as práticas pedagógicas atuais. Os tópicos incluem:
- Teorias de Aprendizagem na História da Educação: Estudo das principais teorias de aprendizagem que influenciaram a educação ao longo do tempo, fornecendo uma base teórica sólida para práticas pedagógicas.
- O Processo de Alfabetização Segundo Emilia Ferreiro: Análise das contribuições de Emilia Ferreiro para a compreensão do processo de alfabetização, incluindo suas pesquisas e teorias sobre a aquisição da escrita pelas crianças.
- Organização do Trabalho na Classe de Alfabetização: Estratégias para organizar e gerir a sala de aula de alfabetização, garantindo um ambiente propício para a aprendizagem efetiva.
- O Papel do Professor na Promoção da Aprendizagem: Discussão sobre a importância do papel do professor na facilitação da aprendizagem, incluindo técnicas de ensino e práticas pedagógicas eficazes.
- Aprendendo com as Diferenças: Abordagem inclusiva para lidar com a diversidade em sala de aula, promovendo a aprendizagem de todos os alunos, independentemente de suas diferenças individuais.
- Atividades Lúdicas Estimulam a Aprendizagem: Exploração de atividades lúdicas como ferramentas eficazes para estimular a aprendizagem e engajar os alunos no processo de alfabetização.
Os alunos sairão preparados para aplicar teorias e práticas pedagógicas de alfabetização de forma eficaz, criando ambientes de aprendizagem inclusivos e estimulantes que promovem o desenvolvimento integral das crianças.