Neste curso, os alunos explorarão os aspectos essenciais da gestão escolar, com foco na legislação educacional, currículo, inclusão, e o papel do coordenador pedagógico. Os tópicos incluem:
- Gestão Escolar e LDB: Estudo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394/1996) e suas implicações para a gestão escolar.
- Gestão Escolar e BNCC: Análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, destacando as competências gerais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
- Função Político-Social da Escola: Reflexão sobre o papel da escola na sociedade, incluindo suas responsabilidades políticas e sociais.
- A Função do Coordenador Pedagógico: Exploração das responsabilidades e práticas do coordenador pedagógico na gestão escolar.
- Gestão Escolar e Inclusão: Discussão sobre estratégias e práticas para promover a inclusão escolar.
- Inclusão Social, Justiça Social e Direitos Humanos: Compreensão da relação entre educação, inclusão social, justiça social e direitos humanos, e como a gestão escolar pode contribuir para esses objetivos.
Os alunos sairão capacitados para atuar na coordenação e gestão escolar, entendendo profundamente a legislação educacional, o currículo nacional, a importância da inclusão, e o papel crítico da escola na promoção da justiça social e dos direitos humanos.