Este curso aborda a inclusão e a aprendizagem escolar, oferecendo uma compreensão profunda sobre as dificuldades e possibilidades de aprendizagem, transtornos, e o papel da escola e dos pais. Os tópicos incluem:
- Aprendizagem Escolar: Dificuldades e Possibilidades: Exploração das diversas dificuldades de aprendizagem que os alunos podem enfrentar e as possíveis abordagens para superá-las, promovendo um ambiente educacional inclusivo.
- Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem: Estudo dos diferentes tipos de dificuldades e transtornos de aprendizagem, suas características, diagnósticos e estratégias de intervenção.
- Dificuldades de Aprendizagem: O Papel da Escola e o Papel dos Pais: Análise da colaboração entre escola e família no apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem, destacando a importância de uma comunicação eficaz e de práticas pedagógicas inclusivas.
- Sistema Nervoso e Dificuldades de Aprendizagem: Compreensão do funcionamento do sistema nervoso e sua relação com as dificuldades de aprendizagem, incluindo a influência de fatores neurológicos no desenvolvimento cognitivo.
- Escolaridade e Distúrbio de Aprendizagem: Discussão sobre o impacto dos distúrbios de aprendizagem na trajetória escolar dos alunos e as melhores práticas para apoiar seu progresso acadêmico.
- O que Caracteriza Deficiência Intelectual: Definição e características da deficiência intelectual, diferenciando-a de outros tipos de dificuldades de aprendizagem e identificando estratégias específicas de apoio.
- A Escola Inclusiva e os Alunos com Deficiência Intelectual: Abordagem das práticas e políticas de inclusão escolar para alunos com deficiência intelectual, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade.
- Aprendizagem numa Prática Inclusiva: Implementação de práticas pedagógicas inclusivas que atendam às necessidades de todos os alunos, com foco na adaptação do currículo, metodologias de ensino diversificadas e avaliação inclusiva.
Os alunos deste curso estarão capacitados a reconhecer e intervir de forma adequada nas dificuldades e transtornos de aprendizagem, colaborando com pais e profissionais para criar um ambiente escolar verdadeiramente inclusivo e equitativo.