Neste curso, os alunos explorarão abordagens e estratégias para um planejamento educacional que atenda às diversas necessidades dos alunos durante o processo de alfabetização. Os tópicos incluem:
- O Papel do Professor e a Promoção da Aprendizagem: Importância do professor na facilitação do aprendizado e na criação de um ambiente educacional eficaz.
- Alfabetização Segundo a Teoria Sociointeracionista: Compreensão de como a interação social influencia o processo de alfabetização, com base em teorias de aprendizagem interativa.
- Alfabetização com o Olhar Voltado às Diferenças: Abordagens para reconhecer e valorizar as diferenças individuais dos alunos no processo de alfabetização.
- Alfabetização de Alunos com Deficiência Intelectual: Estratégias específicas para ensinar alunos com deficiência intelectual, promovendo a inclusão e o aprendizado eficaz.
- Emília Ferreiro e suas Contribuições para a Alfabetização: Estudo das teorias e práticas propostas por Emília Ferreiro, que revolucionaram o ensino da leitura e escrita.
- O que Ensinar sobre a Leitura e Escrita para Crianças de Seis Anos: Conteúdos e métodos adequados para a alfabetização de crianças nessa faixa etária.
- Importância do Brincar no Processo de Alfabetização: Exploração de como o brincar pode ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
- Planejamento: Superando as Diferenças em Sala de Aula: Técnicas de planejamento educacional que atendem às diversas necessidades dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e eficaz.
Os alunos sairão preparados para implementar um planejamento diferenciado em suas salas de aula, promovendo uma alfabetização inclusiva e eficiente que respeita as particularidades de cada aluno.